
Metodologia de tratamento de problemas de ordem psicológica/ emocionais em que se propõe uma exploração conjunta de aspectos que permitam refletir sobre a estrutura interna e processos afetivos mobilizados no funcionamento psicológico de uma pessoa. O aprofundamento do conhecimento pessoal propiciará maior consciência, capacidade de reflexão e integração, assim como identificar oportunidades de mudança e apaziguamento, num ambiente de confiança, aceitação e segurança emocional.
É um processo de duração, frequência e foco variável de acordo com as dificuldades sentidas pelo paciente e por aspectos identificados pelo terapeuta durante um período de avaliação inicial.
O processo terapêutico decorre sob condições devidamente acordadas (espaço, duração das sessões, frequência) entre terapeuta e paciente, compreendendo a reflexão e análise de pensamentos, acontecimentos, fantasias e sua relação/ integração na história de vida do paciente e sua modalidade de funcionamento intra- e inter-pessoal.
É função do psicoterapeuta procurar propiciar um espaço fiável e consistente que possa ser sentido como confidencial, estável, duradouro, seguro, assim como auxiliar na procura de sentidos, significados, representações que garantam maior capacidade de compreensão, integração e harmonização interna.
A psicoterapia realiza-se de acordo com uma diversidade de condições/ quadros-terapêuticos (individual, casal, família, psicodrama), que requerem processos rigorosos de formação específica.