
A Terapia de Casal e Família procura realizar um estudo da sua dinâmica relacional, considerando aspectos intra-pessoais e inter-pessoais de cada elemento assim como a transgeracionalidade e cultura familiar. Nessa análise são considerados aspectos conscientes e inconscientes dos vínculos e respetivas representações internas, promovendo maior capacidade de reflexão e compreensão sobre o presente, maior conhecimento de si próprios, da dinâmica mobilizada pelo casal/ família e capacidade reflexiva.
Na Terapia de Casal estuda-se o território comum do casal, sua co-construção histórica, estrutura contemporânea, modalidade de funcionamento e suas circunstâncias presentes. São abordados os desafios da edificação de um espaço e projeto conjugal partilhado, contemplando aspectos nucleares como as idealizações e vivência do íntimo, na sua expressão presente e projeção futura desse vínculo assim como, se for caso disso, de uma separação saudável que possibilite a preservação de aspetos importantes (por exemplo, as funções paternas e maternas em casos de casais com filhos).
O terapeuta assume uma postura de neutralidade e equidistância, proporcionando um espaço de reflexão intermediário que favoreça a capacidade de pensar.
Na Terapia Familiar, que compreende, pelo menos, a presença de 2 gerações da família, aborda-se o grupo familiar, raiz histórica, cultura, seus lugares efetivos, esperados/ pré-concepções, transmissão geracional, na ótica da problemática/ conflitualidade atual.
As novas configurações familiares (ex: homoparentais, monoparentais, recompostas) apresentam também, por vezes, necessidades e desafios que cumpre compreender, elaborar e organizar através de reflexão conjunta.