|  |  |  |

PSICOTERAPIA

Metodologia de tratamento de dificuldades de ordem psicológica e emocionais. Propõe-se uma exploração conjunta de aspectos que permitam refletir sobre a estrutura interna e processos afetivos mobilizados no funcionamento psicológico de uma pessoa. O aprofundamento do conhecimento pessoal propiciará maior consciência, capacidade de reflexão e integração, assim como identificar oportunidades de mudança e apaziguamento, num ambiente de confiança, aceitação e segurança emocional.

É um processo de duração, frequência e foco variável de acordo com, por um lado, as dificuldades sentidas pelo paciente e, por outro, aspectos identificados pelo terapeuta durante um período de avaliação inicial.

 

processo terapêutico decorre sob condições devidamente acordadas (espaço, duração das sessões, frequência) entre terapeuta e paciente, compreendendo a reflexão e análise de pensamentos, acontecimentos, fantasias e sua relação/ integração na história de vida do paciente e sua modalidade de funcionamento intra- e inter-pessoal.

 

É função do psicoterapeuta procurar propiciar um espaço fiável e consistente que possa ser sentido como confidencial, estável, duradouro, seguro, assim como auxiliar na procura de sentidos, significados, representações que garantam maior capacidade de compreensão, integração e harmonização interna.

 

psicoterapia possui um variedade de aplicações assim como se realiza de acordo com uma diversidade de condiçõesquadros-terapêuticos (individual, casal, família, psicodrama), que requerem processos rigorosos de formação específica.

 

São exemplos de indicações para Psicoterapia:

  • transtornos psicológicos como ansiedadeataques de pânicofobiastranstorno dissociativo, depressãoperturbações na alimentação (bulimia e anorexia), stress pós traumático etc. 

  • transtornos de personalidade

  • trabalho sobre conflitos pessoaisconjugaisfamiliaresinterpessoais e grupais que podem produzir ou contribuir para o sofrimento psicológico.

  • elaboração de crises desenvolvimentais e do ciclo vital (puberdade, adolescência, vida adulta, menopausa, envelhecimento), de transições difíceis (luto, divórcio, crises profissionais)

 

 

João Miguel da Silva Teixeira

Psicólogo Clínico / Psicoterapeuta

 

Membro Ordem dos Psicólogos Portugueses

  • Especialista em Clínica e Saúde
  • Especialidade Avançada em Psicoterapia
  • Especialidade Avançada em Intervenção Precoce

 

Terapeuta de Casal e Família, pela POIESIS - Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família

 

Psicodramatista, pela SPPPG - Sociedade Portuguesa de Psicodrama Psicanalítico de Grupo

 

Psicanalista, no IFTP (Instituto de Formação e Terapêutica Psicanalítica), da SPP - Sociedade Portuguesa de Psicanálise

 

Pós- Graduado em Psicoterapia Psicanalítica da Criança e Adolescente, pelo ISMAI 

 

Supervisão de Casos Clínicos

 

Diretor Técnico do Centro de Estudos e Apoio à Criança e Família, da APPDA-Norte (Associação Portuguesa para as Perturbações de Desenvolvimento e Autismo - Norte)

  

First Course Interdisciplinary Council on Developmental and Learning - Floortime Foundation

 

Parental-Guidance 

 

Gestão Estratégica de Recursos Humanos, pela EGE - Atlantic School, Universidade Católica Porto 

 

First Certificate in English, Cambridge University 

 

João Teixeira-Psicoterapeuta
Porto - Psicoterapia

 

 



 Rua Júlio Dinis, nº 764, 6º ET (Parque Itália - Boavista)

    4050-012 Porto

 

 joaosteix@gmail.com

 

  962 374 743

 

 

                 

Psicoterapia

Terapia de Casal e Família

Psicodrama

Desenvolvimento

Contactos